quinta-feira, 3 de julho de 2008

O que é ter personalidade?

Algumas pessoas confundem o ter personalidade, ter postura ou opiniao própria com ser inflexível!

Bom, isso não é ligado necessáriamente com nosso comportamento no trabalho, mas em todo e qualquer ambiente.

Em todo momento da vida, precisamos estar preparados para mudar de opiniao, ouvir, dicordar, ser contrariado e as vezes até massacrado por uma opinião ou frase mais polemica que temos. Em cada situação dessas, temos uma nova oportunidade de aprendermos, revermos nossos conceitos e quem sabe até mudar de opinião.

A frase que me inspirou a refletir sobre o assunto é:
''O jeito que você é não é necessariamente a melhor maneira de ser!''.
Uma frase minha, antiga (dos meus 16 anos) e que voltou a fazer sentido.

Essa frase vai de encontro (mas nem tanto) com aquela história de termos personalidade 'forte', pois mudar de opiniao (mas nem tanto) também é um tipo de personalidade. Tudo na vida se baseia no meio termo, no bom senso. Até que ponto uma opinião, um jeito de ser, uma atitude é relevantemente prejudicial a você e a outras pessoas... Você pode amanha decidir amanhã que gosta PC e depois de amanhã, que gosta de Mac. Por que leu a respeito, por que alguém te comentou das vantagens, etc.

O nosso erro, é ter medo de ser convencido... ser convencido causa o sentimento de que alguem sabe mais do você, e que você gosta de algo só por que te falaram que era assim. Mas na verdade, precisamos pensar conversas como trocas de conhecimento em vez de discussões, competições.

A conclusão é que precisamos aceitar que estamos errados, que erramos, ou que existe uma forma melhor de fazermos o que fazemos. Muitas vezes, temos posicoes antigas sobre assuntos que mudaram muito, e percebemos isso quando entramos em uma boa 'discussão'. É importante colocar seus pontos, ouvir os pontos alheios, contrariar, ser contrariado, e no fim das contas balancear até que ponto você ou os demais tinham razao.

Talvez de uma boa conversa com um amigo que acha que Mac é melhor, você o convença que PC é melhor pro tipo de coisas que ele faz, e você que estava feliz e satisfeito com seu PC, saia convencido que o Mac é melhor para suas atividades. Ou então, esteja decidido a fazer um intercâmbio para a Irlanda, mas ouvindo outros pontos de vista, talvez Malta seja uma melhor opção... vai saber!

7 Comentários:

Edu Giansante disse...

fala rei,

ser flexível é a alma do negócio, mas nem sempre isso muda quem voce é. Voce tem personalidade, que dificilmente muda, mas voce pode mudar atitudes, pode mudar maneiras de falar e ouvir.

Sobre PC e MAC, a discussao é física, nao é so em relacao a personalidade. É como discutir Gol e Corsa.. sempre vai ter um ponto a favor e um contra. Isso nao tem a ver com sua personalidade, mas com sua identificacao com a marca.

Como ja foi dito varias vezes pem blogs, MAC é gay-friendly, nada contra, é lindo, mas nao consigo usar no dia a dia.

Tem quem ame, tem quem odeie. Isso nao muda quem voce é, sua personalidade.

Acho que personalidade vai além de gostos e atitudes.

Abs e Sucesso!

Homero Carmona disse...

Exatamente Edu.

É que algumas pessoas colocam posicoes, decisoes, gostos, como coisas finais e imutaveis. TAlvez por que se sintam enfraquecidas, ou qualquer outra coisa. Ai sim, ser cabeca dura tem a ver com a personalidade.

É preciso estar pronto pra mudar,gostos , atitudes, e quem sabe, até alguma coisa ou outra em sua na personalidade (o que leva mais tempo e demanda mais forca de vontade).

O ponto é estar pronto para entender que talvez exista algo mais coerente e sensato do que o voce sempre fez e acredita.

PC e Mac é apenas um exemplo para facilitar entendimento.

Abraz!

Anônimo disse...

Olá Estou passando por isso, personalidade, mas depois de ler seu artigo vi o que já sabia um pouco ter personalidade vai alem de gostos e atitudes. Pois eu era torcedor do botafogo, mas não sei por que depois que comecei a assistir aos jogos do flamengo no ano passado pelo campeonato brasileiro na minha cidade, em uma casa de show só de flamenguistas, fiquei apaixonado pelo flamengo e pela sua torcida, e alem do, mas, depois que me tornei acredite se quiser a minha vida melhorou substancialmente, no amor, financeiro e etc.. Acho que o Botafogo não dava sorte pra mim, só via ele perdendo mais que ganhando. Acho que isso mexe com a nossa auto –estima. Valeu abraços.

De: Marcos Luthyer.

Denilson Garra disse...

gostaria de saber como ter personalidade. acho que não tenho.ajo estranhamente as vezes.de um jeito que não queria. fico meio incontrolável. não sei se me torno sério ou alegre.não sei se sou tímido ou pra frente. as vezes me acho meio louco.tenho medo de as pessoas me acharem tambem assim. queria saber minha real personalidade.como faço? já tenho 25 anos. não sei fazer amizades,sou muito sentimental,fico com raiva fácil e alegre fácil tambem.

Anônimo disse...

Se você virar Fluminense, vai ser mais feliz ainda cara.

Anônimo disse...

Muito bom esse texto! Concordo plenamente, principalmente nesta aprte: "O nosso erro, é ter medo de ser convencido... ser convencido causa o sentimento de que alguem sabe mais do você, e que você gosta de algo só por que te falaram que era assim." -Muito Bom MSM!

Homero Carmona disse...

Opa Bruno, fico muito feliz que tenha gostado!!! Acho que é uma reflexão constante para não ficarmos melindrosos quando discutimos algo, seja banal como preferencia de uma marca, ou então uma filosofia de vida, um valor!

Grande abraço e obrigado!

Homero Carmona... © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO